quarta-feira, 23 de maio de 2012

Fundaj lança o Projeto Residências Artísticas



Novo projeto da Fundação Joaquim Nabuco substitui o Trajetórias

Publicado em 22/05/2012, às 06h00

Eugênia Bezerra

Mais uma possibilidade surge para que artistas visuais tenham tempo de desenvolver seus trabalhos, com verba e espaço para exposição, com o lançamento do Edital do Projeto Residências Artísticas 2012, pela Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). Cada um dos artistas escolhidos vai receber um prêmio de R$ 15 mil e as passagens aéreas. As inscrições continuam até 19 de julho e o edital está no site www.fundaj.gov.br.
Podem participar artistas brasileiros e estrangeiros que moram no Brasil, exceto os que realizaram uma mostra individual na Fundaj ou no Centro Cultural do Banco do Nordeste (CCBNB) nos dois anos anteriores ao prazo de inscrição.Uma comissão vai selecionar até seis projetos, sendo três residências para a Fundaj e outras três no CCBNB.
Este projeto de residências substitui o Trajetórias, através do qual, desde 2003, a Fundaj selecionava artistas para expor nas galerias da Fundação. As ações deste período estão documentadas nos dois catálogos Projeto Trajetóriasjá lançados e em mais um que está sendo preparado sobre 2011-2012. Antes do Trajetórias, a Fundaj promovia um edital para a ocupação das galerias.
O coordenador de Artes Plásticas da Fundaj, Moacir dos Anjos, cita as qualidades do projeto anterior, mas fala da necessidade de mudança para acompanhar o que acontece no setor. "O Trajetórias de alguma maneira esgotou os ciclos. É diferente de hoje em dia, pelo Brasil você tem os salões, editais mais diversificados... A gente começou a notar que havia uma certa saturação. Muitos artistas começaram a não mandar os trabalhos novos. Nosso foco será selecionar artistas e trabalhos novos. A gente quer apostar no risco, propor um parêntese no qual ele possa pensar no trabalho dele", avalia.
A matéria completa está no Caderno C desta terça-feira (22/5), no Jornal do Commercio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário